Imprimir  Adicionar ao favoritos

2009 - Comemorou-se o Centenário da Beatificação de Joana d Arc
   
 
A Donzela | Paixão | Missão | Imagens | Julgamento | Percurso | 
 

27 de Janeiro de 1894 

Roma declara Joana como venerável 


18 de Abril de 1909

Joana é beatificada em Saint-Pierre 
de Roma


30 de Maio de 1920

Joana é canonizada. 
Passaram-se mais de 400 anos desde que foi queimada viva

 
A Paixão de Joana d’Arc


Há pontos em comum entre a vida de Cristo e a da sua serva, Joana d'Arc: a vida "oculta"; a vida pública de curta duração; a traição em troca de dinheiro; o processo injusto e a morte.

A Paixão de Cristo foi o grande momento da sua vida terrena, a de Joana foi a realização de toda a sua vida, a expressão da sua santidade. Aliás, ao lermos todo o processo de condenação apercebemo-nos da sua verdadeira personalidade e da dimensão da sua fé. No momento da sua morte Joana grita bem forte o nome de Jesus.

Joana foi vendida aos ingleses por uma fortuna! Para eles tratava-se de mostrar que Joana era uma herética, que não era uma enviada de Deus e que a coroação de Carlos VII fora conduzida por uma bruxa, assim, ele não era o Rei legítimo de França e a coroa deveria ir para o Rei de Inglaterra Henri VI.

O processo conduzido por Pierre Cauchon (também ele comprado pelos ingleses) foi ilegal uma vez que não havia sequer elementos essenciais à sua abertura. Neste processo Joana porta-se como uma santa, cheia de bom senso, de algum humor também, responde com coragem e habilidade. Confunde o jurado com a sua fé e pureza.

Contrariamente à lei, Joana esteve encarcerada numa prisão sob o domínio dos ingleses. Gozaram dela, maltrataram-na e chantagearam-na. Nunca teve advogado e o seu apelo ao Papa que deveria suspender de imediato o processo não foi respeitado.

Queimada viva a 30 de Maio de 1431 na Place du Vieux Marché em Rouen, Joana morre gritando o nome de Jesus. Um soldado inglês afirmou então, ter visto uma pomba elevando-se em direcção ao céu.

 

Cinzas lançadas ao Rio

O coração de Joana d'Arc, resiste a todas as tentativas do carrasco de o reduzir a cinzas. Os seus restos foram jogados no rio Sena.

"Queimámos uma Santa" – diziam os ingleses. 

Pelo menos nisto não se enganaram….

Oremos em Sua memória !

 
Oração a Santa Joana d'Arc


Ó Santa Joana D'Arc, vós que, cumprindo a vontade de Deus, de espada em punho, vos lançastes à luta, por Deus e pela Pátria, ajudai-me a perceber, no meu íntimo, as inspirações de Deus. Com o auxílio da vossa espada, fazei recuar os meus inimigos que atentam contra a minha fé e contra as pessoas mais pobres e desvalidas que habitam nossa Pátria.

Santa Joana D'Arc, ajudai-me a vencer as dificuldades no lar, no emprego, no estudo e na vida diária. Ó Santa Joana D'Arc atenda ao meu pedido (pedido). E que nada me obrigue a recuar, quando estou com a razão e a verdade, nem opressões, nem ameaças, nem processos, nem mesmo a fogueira.

Santa Joana D'Arc, iluminai-me, guiai-me, fortalecei-me, defendei-me.
Amém.

 
 
 
 
Links

 

 

 
 
 
 
 
 
 
Web-site processado por SULEMPRESAS.COM